domingo, 17 de maio de 2015

O ideal e o real


O ideal e o real

Quando somos jovens, temos muitos ideais. Sonhamos com um futuro feliz, onde não haverá tristezas nem dores.
Muitos lutam para conseguir alcançar o sonho, porém diante das circunstâncias da vida, acabam se conformando e aceitam viver uma realidade que, mesmo não sendo a ideal, pelo menos traz-lhe algumas compensações.
Em se tratando de relacionamento entre casal, a coisa é mais complicada ainda, porque as pessoas não se revelam totalmente umas às outras antes do casamento. Entra-se numa relação, sonhando que aquele homem ou aquela mulher é o seu ideal, alguém que possui só qualidades e nenhum defeito; mas, à medida que o tempo vai passando, a pessoa percebe que a realidade não é bem aquela que ela sonhou. Aí, ou separa ou fica com aquele alguém que ela amou e que não correspondeu às suas espectativas de um ser ideal. Dessa relação pode surgir um relacionamento duradouro e feliz, se ambos se suportarem, isto é, um terá que aceitar as limitações do outro, ou a relação se acaba, como em muitos casos onde um ou outro acaba arrumando um novo parceiro, e investindo em um novo relacionamento, sempre em busca do seu ideal.
Quando se trata de pais e filhos, a coisa fica mais complicada. Os pais sonham com o filho ou filha perfeitos, mas isso não existe. Cada um de nós nasce com uma personalidade própria. Se o filho tiver um caráter bom e se os pais souberem educar, aquela criança tornar-se-á uma pessoa boa. Mas, se o caráter for mau, será muito difícil mudar. Por isso, às vezes, vemos, numa família de vários irmãos, um que sai diferente dos outros. Sobre essa pessoa, diz-se "é um mau caráter".
No trabalho, em grupos de igreja ou outros, às vezes nos deparamos com determinadas realidades em que temos de interagir por força do cargo que exercemos para corrigir comportamentos que não são ideais. O que fazer? Trabalhar o problema, de forma a moldá-lo, com paciência e determinação; o nosso exemplo ou testemunho de vida é o que conta mais, a fim de se obter algum resultado.
Por essas e outras é que se torna difícil conseguir o ideal.

Adélia

Nenhum comentário:

Postar um comentário